top of page

É FAKE? NÃO SERVE.

2 Coríntios 11.14

 

Existe na língua portuguesa um fenômeno chamado estrangeirismo, que consiste em pegar palavras estrangeiras e colocar no nosso vocabulário. É o caso de palavras como: bacon, videogame, chip e se pensar na Internet, a lista é grande: email, donwload, online, e por aí vai.

Um estrangeirismo bem novo no nosso vocabulário é “fake news”, que significa “notícia falsa”. E eu estou usando a palavra “fake” para dar título hoje a esta pregação. Fake significa falso. É falso? Não serve.

 

O apóstolo Paulo está dizendo neste verso da sua carta, que esta é uma estratégia que Satanás usa, se disfarçar e ficar parecido com uma coisa que ele não é: anjo de luz. Ou seja, uma aparência totalmente falsa.

 

E nós estamos vivendo um tempo em que muita coisa está parecendo que é, mas não é. É fake, falso. Tem havido as fakenews, mas tem as fake bênçãos também! E, por isso, essa mensagem: Se é fake, não serve.

 

Conta-se que no início do século passado aconteceu uma greve dos lixeiros na cidade de Nova Iorque. Os carros não passavam para recolher o lixo e a população foi proibida de deixar os sacos na calçada de casa, até que a greve acabasse. Aí, um morador que já não tinha onde guardar tanto lixo em casa, teve uma ideia: arrumou umas caixas, colocou o lixo dentro, embalou com papel de presente e deixou as caixas abandonadas do lado de fora do seu portão. Não demorou muito, algumas pessoas oportunistas, vendo aquelas caixas embrulhadas de presente e largadas ao chão, não pensaram duas vezes e carregaram para suas casas. Mas, imagina a situação delas: abrindo a caixa achando que era presente e era lixo.

 

É disso que o apóstolo Paulo quer nos prevenir. Há coisas que parecem ser uma coisa que não são.

Todo o capítulo 11 desta carta, mostra o apóstolo Paulo ocupado em tratar desse assunto, coisas falsas.

 

E ele escreve não é para pessoas que ignoram Deus ou que não são da igreja. Ele escreve para uma igreja, está se dirigindo aos cristãos e a orientação dele é: tomem cuidado com a pirataria, porque o próprio diabo não se apresenta asqueroso como ele é, mas se disfarça como um anjo de luz.

 

Quer dizer, se não tivermos discernimento, vamos ser enganados; veremos as coisas achando que é presente, mas é lixo.

 

Você já foi enganado comprando uma coisa que parecia autêntica e não era?

Recentemente, você viu o que o Procon fez com o McDonalds? Proibiu de vender o McPicanha por que não tinha picanha. O molho do lanche é que era sabor de picanha. Depois descobriram a mesma coisa com o Burger King; vendia hamburguer de costela, mas era paleta suína com aroma de costela. Fala sério!

 

Mas sabe, podemos tirar lições disso. Há coisas falsas que podem trazer prejuízos para a nossa vida. Vamos pensar em algumas coisas.

 

Primeira: há oportunidades que são falsas.

Aparece uma oportunidade e a gente pode ser levado a pensar: “é de Deus!”, mas ser uma oportunidade falsa.

 

Segunda, há relacionamentos falsos.

Antes de iniciar os meus estudos de graduação em teologia, teve uma moça que quis namorar comigo. Eu trabalhava na igreja, era muito envolvido e logo que me decidi por estudar no seminário, essa moça se apresentou, disse que me daria todo o apoio, mas eu não sentia nenhuma atração por ela e deixei por isso mesmo. Tempos depois, nunca mais a vi nas atividades da igreja.

 

Há relacionamento que pode tirar você do compromisso com Deus.

 

Outra coisa que pode ser falsa: as propostas.

Uma proposta de trabalho, pode parecer vantajosa, mas vai tirar você da presença de Deus.

 

É preciso discernir bem. A pessoa diz: “Ah! Eu recebi uma grande benção; vou ganhar muito, só não vou poder mais participar da igreja”. Olha, tem que ter paz no coração para tomar uma decisão dessa, porque pode ser diabo vestido de anjo, lixo embrulhado de presente.

 

Sabe, a Bíblia está cheia de textos com ensinamento sobre o cuidado que devemos ter com as coisas que são falsas.

Por exemplo, Jesus falou (Mt 13.25) de um homem que plantou trigo na sua propriedade e o inimigo veio de noite e semeou joio. Eu não lembro de ter visto um pé de joio de perto. Eu sei que é uma erva daninha, como a tiririca, o caruru, o carrapicho. Então fui pesquisar vídeos e fotos para conhecer mais: o pé de joio e o pé de trigo é de uma semelhança muito grande, são muito parecidos. Só que joio é joio e trigo é trigo.

 

Nesta parábola, Jesus fala que o campo é o mundo, que Ele próprio é o semeador e a semente boa (o trigo) representa os filhos do reino de Deus, o joio são os filhos do maligno e que o inimigo que semeou é o diabo.

 

O diabo é inimigo da obra de Deus e como ele não pode destruir o crente verdadeiro (a boa semente, porque quem está em Cristo é transformado), então, ele planta no meio do povo de Deus o falso crente (o joio).

 

A Bíblia fala também em falsos profetas. Lemos em Mt 7.15, que Jesus disse: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores” (NVI). Você vê que é ovelha, mas não é; acha que é pastor, mas é lobo devorador de ovelha. É preciso tomar cuidado com aquilo que é falso.

 

Jesus falou que uma das características desse tempo que nós estamos vivendo, é que surgirão falsos cristos, lemos em Mt 24.24: “Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos” (NVI).

Vão aparecer no mundo a fora, falsos cristos e falsos pastores, falsos profetas, que vão fazer coisas maravilhosas. A tendência é todo falar: “Ual! Deus está com essa pessoa!” Mas, não tire conclusões precipitadas, porque pode ser falso.

 

Sabe qual foi um dos piores perigos que o apóstolo Paulo enfrentou na vida dele? Ele contou na carta em 2Co 11.26. O apóstolo Paulo contou “Tenho viajado muito e estado frequentemente em grandes perigos nos rios, perigos por causa de assaltantes, perigos por causa do meu próprio povo, perigos na cidade, no deserto, no mar [e aí, ele encerra dizendo:] “e perigos dos falsos irmãos”.

 

Então, a gente tem que tomar cuidado com o que? Com aquilo que é falso.

 

Lemos no evangelho de João 15.1, de Jesus dizendo: “Eu sou a videira verdadeira”.

Por que será que Jesus teve a necessidade de fazer essa afirmação? Ele podia ter declarado ser a videira e estava bom; mas Ele sentiu de dizer “eu sou a videira verdadeira”. Jesus precisou afirmar desta forma, porque muitos irão se apresentar como falsos e tem gente que não se importa com o falso, principalmente por causa do preço.

 

Seguir a Jesus, o verdadeiro Senhor, tem um custo elevado (implica em desapego de si mesmo e das coisas que nossa natureza pecaminosa ama); mas seguir uma imitação, é fácil, é custo zero.

 

Visto isso, por que devemos evitar aquilo que é falso? Por algumas razões muito claras, primeira: o falso acaba rápido, arrebenta a correia, desbota a cor, estraga fácil...

Segunda razão porque a gente deve evitar o que é falso: não tem valor; é fácil de se adquirir justamente por causa disso, não custa nada ou muito pouco.

 

O maior atrativo dos produtos piratas é o preço. É facinho, facinho, de adquirir. E tem gente que só quer facilidade. Aí, quando se fala em buscar as bênçãos, ela vai na que é mais fácil.

 

Mas, irmão, lembra de uma coisa, nessa vida aqui o que vem fácil, vai fácil!

 

A coisa quando é boa, ela custa, tem um preço. Eu fico reparando nuns churrasquinhos de esquina na cidade. Tem uns mais caros do que outros, a pessoa fica meia hora esperando e quando chega na vez, espera mais um pouco. Mas tem outros que nem fila tem. Por que será?

 

Terceira razão porque a gente deve evitar o que é falso: a impressão é de lucro, mas é só impressão.

Você compra um negócio pirata, você tem a impressão de que lucrou. Tem gente que até fala: “Comprei, não é original não, mas é como se fosse. Olha só!” Ela tem a impressão de estar no lucro e não tá nada.

 

Quarta razão por que devemos evitar o que é falso: o original é feito na fábrica, indústria, o falso é feito no fundo de quintal, e com material inferior.

 

Irmão, a verdadeira benção vem do céu, mas a falsa é da terra mesmo. Eu gosto do versículo da carta de Tiago que diz: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai” (Tg 1.17 – NVI).

 

Uma quinta razão porque devemos evitar o que é falso: senso de falsa realização.

A pessoa pode até achar que está no lucro e se sentir bem, mas ela sabe que está usando uma coisa não é original. Quem adquire um produto pirata e se sente satisfeito, feliz da vida, sofre uma falsa realização.

 

Sexta razão por que devemos evitar o que é falso: o que é falso faz mal. Perfume falso? Irrita a pele; a pessoa aparece com o pescoço vermelho, não sabe porque, vai ver, é o álcool do perfume falso. Tudo que é falso, faz mal.

 

Sétima razão por que devemos evitar o que é falso: é uma ofensa ao dono do original.

A pessoa que produz um produto original, ela estudou, investiu tempo e dinheiro...aí, vê que o seu trabalho sendo falsificado, ela fica ofendida.

 

E isso acontece com Deus. Deus investiu na vinda do Seu Filho Jesus Cristo a este mundo, com o propósito de dar a você uma vida abençoada; aí, vem o diabo e oferece uma vida fácil (sem culto de igreja, sem dízimo, sem serviço, sem compromisso), você acha que Deus fica feliz, sabendo que você está apegado a uma vida sem valor? Deus fica ofendido.

 

Mas, por que também devemos evitar o que é falso? É porque o falso é descartado com facilidade.

Já reparou numa pessoa que perde um produto que não é original? Chega alguém e fala: “Meu pai, você perdeu, mas e agora?” Aí a pessoa responde: “Ah! Tem problema, não! Não era original” Ela sabe que era falso, mas fosse verdadeiro, ela iria sentir.

Agora, como separar o falso do verdadeiro? Deixa eu começar a pregação. Vou ser rápido.

Vou indicar algumas ações que aprendi, mas começo lembrando o seguinte: se você já é um crente em Jesus para a sua salvação, você está em vantagem, porque o Espírito Santo está com você e te capacita com dons e, um dos melhores dons a serem buscados por todos os crentes é o dom do discernimento, bater o olho e já identificar logo que aquele negócio não é o que parece. O crente tem o Espírito de Deus e pode ser capacitado com discernimento.

 

Então, como é que a gente pode saber quando uma coisa é verdadeira ou falsa? Primeira dica: através de bons conselhos.

 

Se você está diante de uma coisa e não sabe se é de Deus ou se não é, a dica número um é: pergunte a quem sabe, se aconselhe. Se você perguntar mais, irá errar menos.

 

A Bíblia conta da experiência de Samuel, jovem ainda. Ele ouviu uma voz e não sabia se era Deus chamando ou se era o idoso sacerdote Eli. O que é que Samuel fez? Foi perguntar a Eli, mais experiente do que ele e que aconselhou: “Samuel, você vai se deitar e se acontecer de novo, você diz: “Fala, Senhor, porque o Teu servo ouve”.

Então, a pessoa que quer discernir o verdadeiro do falso, é uma pessoa que busca bons conselhos. E a Bíblia diz que na multidão de conselheiros há sabedoria.

 

Tem gente que entra em umas furadas sem precisar: compra apressadamente, vende apressadamente, toma decisão apressadamente. Não pergunta, não se aconselha, não pede para orar por ela, e aí, ela é facilmente enganada.

Não se apresse nas decisões. Você vai começar um relacionamento, vai tomar uma decisão importante, converse com alguém maduro, se aconselhe antes.

 

Eu me senti muito honrado com o Carlos Edivan. Tempos atrás ele me veio pedindo oração por um negócio que queria fazer. Deus abençoou e o negócio deu certo.

 

No Sl 37.23 está escrito que “O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar” (NTLH). Deus usa muitos métodos para dirigir a nossa vida. Ele usa pessoas! Busque por bons conselhos.

 

Segunda dica, se você quer discernir o falso do verdadeiro, tem que fazer oração.

Quem ora não fica enganado, porque Deus dá luz, ilumina, Deus clareia, Deus mostra para a pessoa o que é verdadeiro e o que é falso.

O crente que faz oração, ele fica mais sensível ao mundo espiritual e consegue enxergar a verdade mais facilmente do que quem não ora.

 

Um exemplo: a Bíblia conta em Atos 16 que o apóstolo Paulo estava indo a um lugar de oração (v.16-17), ele sempre ia. Aí, aconteceu de uma moça seguir e gritar na rua: “Estes homens são servos de Deus e anunciam o caminho da salvação”. Lindo, não é?

 

Eu acho que qualquer crente ficaria feliz ao andar na rua e alguém falar: “Ali vai um servo/serva de Deus”. Mas, Paulo, que tinha uma vida de oração, discerniu que não era elogio, era um espírito de adivinhação e repreendeu isso.

 

Eu quero abençoar a sua vida com uma palavra: ande conectado com Deus, não fique fora de rede; pede para Deus dirigir a sua vida e você não tomará decisões erradas; se aparecer alguém no seu caminho, querendo te fazer mal, Deus vai te mostrar e você vai ficar firme, o que é falso não vai te enganar e você vai se apegar ao que é verdadeiro.

 

Terceira dica: evite atalhos. Existe uma verdade que você não pode esquecer dela: as coisas de Deus tem um tempo e um processo para acontecer. Não é como a Emília do sítio do Pica-pau Amarelo, que na fábula de Monteiro Lobato, pronuncia “pirlimpimpim” e as coisas aparecem rapidamente.

Deus faz as coisas dentro de um tempo e tem um processo. Não caia no engano das coisas rápidas, tipo: “Pílula para queimar gordura; emagreça 15 quilos em 2 dias comendo de tudo!” Olha, Deus não está nesse negócio de resultados rápidos, assim não!

 

É verdade que Deus se quiser, pode fazer as coisas num instante, mas Ele respeita o processo natural das coisas. Na carta aos Coríntios, lemos de Paulo mesmo falar “Eu tenho plantado, Apolo regado; mas Deus dá o crescimento” (1Co 3.6 – BKJ); crescimento é um processo, leva um tempo.

 

Então, para você não se enganar com o falso, evite os atalhos, as propostas fáceis, as coisas rápidas. Nada de esquentar carteira para embarcar, calma, não tenha pressa. Não tenha pressa para namorar, pressa para casar, calma!

 

Quando Jesus começou o Seu ministério de ensino, Satanás ofereceu um atalho. O Diabo disse: “se você me adorar, tudo será seu” (Mt 4.9 – NVI).

O que o diabo estava dizendo era: “Você não precisa morrer; se prostrar e me adorar tudo será seu”.  Falso, porque o diabo nem é dono de nada!

Então, irmão, vai com calma.

 

Próxima dica é a seguinte: não confie nas aparências.

Nós estamos vivendo uma época em que as pessoas valorizam muito a aparência. A pessoa pode ser feia, mas no Instagram ela fica bonita, sem rugas, sem espinhas, sem manchas na pele.

 

Aí, quando acontece de você conhecer a pessoa, você estranha: “Ué, tu parecia mais coradinho, as bochechas mais arrumadinhas!”

 

Não fique impressionado com a aparência, você tem que olhar para o conteúdo.

Foi o que Deus ensinou para o profeta Samuel na hora de ungir o novo rei de Israel. Deus orientou que ele fosse na casa de Jessé e que conhecesse os filhos dele, porque um era o escolhido para ser o futuro rei.

O profeta explicou a situação  e Jessé chamou os meninos. Primeiro da fila, lá veio o mais bonitão. O profeta ficou impressionado, mas aí Deus falou: “Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” (1Sm 16.7 – NTLH).

 

No reino de Deus o que conta, não é a aparência, é o caráter, é a verdade. Oh! Meu irmão, não seja enganado, valorize o conteúdo e não a aparência.

 

A última dica dessa nossa listinha, e bem rapidinho agora, se você quer discernir o falso do verdadeiro: Primeira dica, busque bons conselhos. Segunda dica, faça oração. Terceira, evite os atalhos. Quarta dica, não confie nas aparências.

A quinta dica é: fique com o que vem de Deus. Você deve dizer: “Senhor, eu quero aquilo que o Senhor tem para mim”.

 

E, preste atenção, você que está aqui esta noite: Deus tem o melhor para você. Não é coisa ruim, não é nada intragável, não é nenhuma bomba, mas é o melhor!

 

E eu termino lembrando o versículo da carta de Tiago (1.16-17), ele escreveu: “Meus amados irmãos, não se deixem enganar. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (NVI).

 

Olha isso, toda coisa boa, boa dádiva, dom perfeito, vem do alto, vem de Deus!

 

E eu quero liberar uma palavra para abençoar a sua vida aqui hoje. Fique em pé no seu lugar, estenda as mãos abertas para frente, posição de receber.

 

A palavra é: Deus tem coisas boas para a sua vida. Não é coisa ruim, não é nada falsificado, é coisa original, é do céu, é do alto, é especial, é do melhor! Tem coisa boa de Deus chegando para a sua vida!

 

Pode glorificar a Deus?!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

Baseado em material de Cristian Oliveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page