top of page

O QUE AGRADA O CORAÇÃO DE DEUS
Gênesis 1.28

 

Deus os abençoou, e disse a Adão e Eva: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra.

Gênesis 1.28

 

O propósito desta Pastoral é despertar a Igreja para realizar o legítimo propósito de Deus para com Seus filhos: gerar filhos espirituais para Deus!

 

Entendo que o mover de Deus pelo Seu Espírito Santo e pela Sua Palavra não é apenas para uma Igreja local, mas para Sua Igreja como um todo. Esta série de mensagens está baseada no livro do Pr. Aluizio Silva, pastor titular da VIDEIRA - Igreja em Células, de Goiânia. Não me constranjo em retransmitir estas mensagens, pois fizeram muito bem ao meu coração ao ler seu livro e quero compartilhar.

 

Imaginemos um irmão que passou a vida fazendo bolo de chocolate pensando em entregar a Jesus quando chegasse ao céu. Ao chegar lá, foi recebido pelo próprio Jesus que lhe deu as boas-vindas e perguntou o que ele trazia. O irmão respondeu argumentando que passara a vida cristã inteirinha se dedicando a preparar o presente ao Senhor Jesus, que investira seu tempo, talento e dinheiro para lhe entregar. “Senhor, trouxe-lhe um bolo de chocolate todo decorado...”, ao que Jesus lhe respondeu: “Que pena, irmão! Eu não gosto de bolo de chocolate...”. O irmão ficou decepcionado e baixou a cabeça. Jesus o reanimou e lhe disse: “Não se preocupe, eu não gosto, mas os anjos gostam de todo tipo de bolo. Entregue para o Gabriel que ele fará a distribuição...”.

 

Mesmo sendo sinceros, podemos estar fazendo coisas para Deus que não O agradam, ou simplesmente coisas que Ele não deseja que façamos. É angustiante a idéia de que podemos investir ou gastar a vida toda realizando algo para Deus e, no final, descobrirmos que não era o desejo do coração do Pai. Antes de começar fazer o “bolo” para Deus, procure saber o sabor que Ele gosta.

 

Há muitos que dizem que tudo o que fazemos para Deus com amor, dedicação e fé Ele aceitará. Esse pensamento é mundano de quem não conhece a Deus! Muitos há que dizem: “Todos os caminhos levam a Deus!”, principalmente se a pessoa for sincera... É mentira! Só Jesus é O Caminho! “...Ninguém vem ao Pai se não for por Mim” (João 14.6), disse Jesus. Fazer coisas para Deus supondo que Ele goste poderá gerar decepção irreparável!

 

Muitas vezes fingimos que estamos gostando de alguma coisa. Mas Jesus não finge! Ele só se agrada do que é feito segundo a vontade dEle! Assim, não basta fazer com amor, carinho e dedicação; precisamos fazer o que Ele gosta!

 

Estamos envolvidos com muitos ministérios, mas - pasmem! - nem todos agradam a Deus! Agradar a Deus é como dar-Lhe um presente. Não é fácil dar presentes, principalmente para Alguém que sabemos que tem tudo.

 

Algumas dicas para sermos bem-sucedidos no ato de presentear: (a) não dar o que nos agrada particularmente, mas que não temos certeza de que a pessoa presenteada gostará; (b) dar algo que sabemos que ele necessite; (c) perguntar à pessoa o que ela gostaria de ganhar, e, então, dar o que ela pediu.

 

Essas dicas podem ser aplicadas a Deus: (a) No 1º caso, muitos perguntam a Deus com sinceridade os Seus planos para sua vida, mas usam como critério saber do que gostam mais; (b) no 2º caso, descobrir uma necessidade de Deus nos soa como heresia: Deus não precisa de nada; (c) Há algo que Deus não tem o suficiente e que Ele deseja profundamente e que nós podemos Lhe dar? Sim. Por que então Deus nos chama de servos? Deus precisa de ajuda? Deus precisa de criaturas tão pequenas como nós? Deus nos escolheu para sermos cooperadores na expansão do Seu Reino.

 

1. O CENTRO DO CORAÇÃO DE DEUS:

Deus disse categoricamente ao primeiro casal: “Deus os abençoou, e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra” (Gênesis 1.28). Em seis dias Deus criou todas as coisas, inclusive o Homem. No 7º Dia, Deus falou a Adão, enquanto os anjos pararam em reverência, a criação se emudeceu, e Deus disse solenemente: “...Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra!...”. Deus não fez mistérios. Disse francamente: “Adão, eu quero que Você tenha muitos filhos! Você é a minha imagem e os seus filhos também o serão. Seus filhos serão meus filhos”.

 

O centro do coração de Deus é o anseio de ter filhos, muitos filhos. Este desejo não mudou com o passar dos séculos e milênios.

 

Como descobrir o desejo do coração de Deus? (a) Deus quer ter prazer na comunhão com o homem: O homem foi colocado no Jardim do Éden para deleite de Deus, lugar de prazer e de desfrute. Éden significa “lugar de delícias”. (b) A bênção de Deus - Uma vez que o propósito de Deus já havia se cumprido na existência do homem, Deus o abençoou. A bênção de Deus confirma Seu propósito. Deus só abençoa o que está em linha com Seu propósito. (c) O homem foi criado no 6º Dia. Nos 5 primeiros dias Deus arrumou a casa para a chegada do homem, como um casal que espera a chegada de seu bebê.

 

No 7º Dia, o Senhor descansou: “No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação” (Gênesis 2.2 e 3). Imaginemos uma cena do 7º Dia da Criação e 2º Dia da criação do Homem: Adão diz para Deus “Vamos fazer alguma coisa hoje!”. Ao que Deus amorosamente lhe responde: “Hoje é dia de descanso, Adão. Eu separei este dia para ficar com você!”.

 

Deus havia criado o Homem à Sua imagem e à Sua semelhança! A terra deveria ser cheia com Seus filhos iguais ao criado por Ele.

 

Adão e Eva caíram em pecado e provocou separação de Deus. O diabo entrou em cena e o homem cometeu alta traição contra Deus: comeu da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e por isso se tornou filho do diabo. Por isso, cada homem que nasce está perdido. Precisa nascer de novo em Cristo para tornar-se filho de Deus.

 

Deus não desistiu de Seu desejo. No Plano Eterno da Redenção do Homem, Deus planejou a vinda do Filho, Jesus Cristo, ao mundo para redimir o homem dos seus pecados e resgatá-lo do poder do diabo: “Contudo, aos que O receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1.12);

 

O pecado fez com que Deus rejeitasse a velha criação em Adão para estabelecer uma nova raça, os salvos em Jesus Cristo. Espiritualmente falando, há apenas duas raças: os perdidos (filhos de Adão) e os salvos (filhos de Deus em Cristo): “Assim está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente; o último Adão, espírito vivificante. Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual. O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, dos céus. Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são dos céus, ao homem celestial. Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial” (1 Coríntios 15.45 a 48). A raça do 1º Adão é alma vivente; a de Cristo, o 2º Adão, espírito vivificante.

 

Cada semente gera de acordo com sua espécie: filhos de alma vivente (Adão) geram almas viventes; filhos de espírito vivificante (em Cristo) geram espíritos vivificantes, filhos espirituais gerados em Cristo. Se Adão não comesse o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e comesse o fruto da Árvore da Vida, seus filhos naturais receberiam vida e seriam filhos de Deus.

 

Hoje, nós, nascidos de novo, nos tornamos filhos de Deus porque comemos da Árvore da Vida e do Pão da Vida, que é Cristo: “Então Jesus declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede” (João 6.35).

 

O coração de Deus continua o mesmo: Ele deseja filhos! Deus deseja que multipliquemos enchamos a terra com filhos espirituais, filhos de Deus. Deus quer que tenhamos filhos naturais - nascidos da relação entre o homem e a mulher - mas que esses filhos naturais se tornem filhos espirituais semelhantes a Jesus.

 

Se realmente queremos agradar o coração de Deus, precisamos dar-lhe muitos filhos espirituais.

 

Deus nos criou não para fazer coisas, mas para gerar filhos espirituais para povoar os céus.

 

2. O QUE ESTÁ NO CORAÇÃO DE DEUS:

Geralmente nos envolvemos em demasia com coisas secundárias ou periféricas, e não nos preocupamos o suficiente com o que é essencial, a Igreja, que é Cristo dentro de nós. Estava no coração de Deus desde a eternidade o desejo de ter muitos filhos para habitar com Ele eternamente nos céus.

 

Deus iniciou este propósito com Adão, mas este pecou e o propósito de Deus foi adiado momentaneamente, e restabelecido em Cristo Jesus.

 

Há muitas classificações para igrejas: tradicionais, pentecostais, neopentecostais. Há igrejas com louvor contemporâneo, outras com liturgia antiga; igrejas que oram fazendo barulho e outras oram em voz baixa. Dentro da visão celular, há igrejas de programas e igrejas em Células.

 

As igrejas de programas são as que se preocupam em fazer algo para Deus, fazer coisas, geralmente conhecidos por ministérios.

 

Igreja em células não é realizar programas, mas gerar filhos espirituais para Deus, edificando-os por meio de discipulado para que sejam capazes de gerar outros filhos para Deus. A igreja de programas não está preocupada com resultados, mas, no íntimo, com sua própria satisfação. Na Igreja em células seu foco está voltado para a geração de filhos para Deus, sua multiplicação e o cuidado uns para com os outros - o mútuo pastoreio, a solidariedade e a prestação de contas um ao outro.

 

Não estou dizendo que seja errado fazer algo ou coisas para Deus, mas o que realmente agrada o coração de Deus é gerar filhos para Ele. São louváveis os que fazem coisas ao promover atividades: obras de misericórdia, serviços, artes e outras realizações - é um aspecto da visão do relacionamento com Deus. Os que assim procedem acreditam estar agradando o coração de Deus. Mas tais coisas devem ser apenas meio e não fim em si mesmo para agradar o coração de Deus.

 

Concluindo, queridos leitores, gostaria de deixar perguntas pessoais a cada um de vocês:

Você quer realmente agradar o coração de Deus? Gere filhos espirituais para Ele!

Você está preocupado apenas em fazer algo? Faça disso apenas meio para gerar filhos para Deus. As Células são laboratórios para geração de filhos espirituais, para crescimento na comunhão com os irmãos, para edificação de cada membro na Palavra.

 

Ageo Silva

bottom of page