top of page

PROBLEMAS FAMILIARES
Gênesis 2.24

 

Nenhuma mulher gosta de ver seu lar dividido, como agir com este sentimento

“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne (Gn 2.24)”.

Incrível a quantidade de pessoas que eu tenho atendido que reclamam que seus casamentos têm sido abalados constantemente pelas suas sogras e/ou cunhadas.

A Palavra de Deus, ao analisarmos este versículo nos dá uma dica valiosa de como devemos viver a nossa vida. O grande problema é que temos hoje em dia uma grande geração de homens que ainda não conseguiram cortar seus cordões umbilicais.

A mulher por ser o vaso mais frágil, necessita de proteção, cuidados, atenção. Nenhuma mulher gosta de ver seu lar dividido, por isso suscita tanto ciúme e frustração na mulher quando o homem não consegue transcender de filho a marido ou pai.

Nas famílias menos favorecidas vemos claramente que as mães (sogras), tendem a usar seus filhos como provedores do lar, caso eles sejam mais bem sucedidos que os seus maridos, em alguns casos até negligenciando o marido a favor do filho.

Isso é um absurdo! Porque primeiramente, nos dias de hoje colocar sob um filho o jugo pesado de duas famílias é uma covardia muito grande, depois porque estará a própria pessoa descumprindo o mandamento de Deus, pois uma só carne é com seu marido, não com seu filho e assim muitas famílias tem sido impedidas de prosperarem até financeiramente por causa disso.

Ajudar é uma coisa, mas transferir a responsabilidade é outra completamente diferente. Tem famílias que o filho se vê obrigado a arcar com todos os custos da mãe, enquanto a esposa acaba ficando em segundo plano.

Ora, é obvio que todos temos a tendência de quando estamos em situação difícil tentar retornar ao seio materno. Quem não gostaria de voltar ao ventre de sua mãe, quentinho, protegido quando as coisas apertam.

E é justo neste fator que reside a covardia deste ato, pois a mãe que superprotege o seu filho ou é extremamente possessiva com ele, impede que o mesmo cresça no relacionamento com sua esposa e faz com que ele regrida ao invés de progredir e tornar-se um homem.

Pois muitas vezes as pequenas discussões servem para acertar as diferenças, qual o casal que não as tem? Mas se a mãe intervem, dizendo: -volta para casa filhinho, - ela não te merece... Pronto, já deu brecha para o diabo e abriu as portas para o filho regredir como individuo, sem contar que estará fomentando um divorcio, que Deus odeia.

“Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais (Pv 17.6)”.

A Bíblia fala que coroa dos velhos são seus netos. Por que isso?

Porque assim teve a consciência de que formou um ser humano capaz de cumprir o mandamento que Deus nos deu de crescer e multiplicar, refletindo a Gloria de Deus quanto a sua criação e a gloria de seus filhos são estes pais que o tornaram homens completos, livres, independentes e capazes.

O Senhor foi o criador da família, todo o tempo, em toda a Bíblia ele tem demonstrado seu cuidado e seu carinho com a mesma, por exemplo: “E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade (Ml 2 15)”.

A coisa é tão seria que em Malaquias o ultimo livro do Antigo Testamento Israel perguntava porque suas orações não eram atendidas e veja o que Deus responde: “Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança (Ml 2.14)”.

Em Miquéias, nos retrata uma passagem muito clara do que aconteceria nos últimos tempos, foi a mesma que Jesus falou que os inimigos seriam membros das suas próprias famílias, veja só que retrato triste, porem infelizmente real: “Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro; guarda as portas da tua boca daquela que repousa no teu seio. Pois o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora contra a sogra; os inimigos do homem são os da própria casa (Mq 7.5,6)”.

Uma coisa é honrar pai e mãe, a outra é ser submisso a eles por toda a vida, coisa que Deus não quer, por isso criou o casamento quebrando de vez esse laço, transcendendo para uma nova família.

Lembre-se ao se casar o seu compromisso é com sua esposa, a coroa que você dará aos seus pais, segundo a Bíblia, é criar os seus filhos, num lar cristão, digno, coeso, respeitando a sua esposa, priorizando a família que Deus te deu e não retrocedendo para o seu antigo ninho.

Há muito queria dar esta palavra, pois não é pouco o numero de lares que tem sido destruídos por causa destas intervenções e eu tenho atendido e muito triste essa realidade. Que por justamente se tratar de mãe e filho, acaba ficando uma coisa muito delicada, uma armadilha muito astuta do inimigo de nossas almas.

Os filhos são herança do Senhor, eles não nos pertencem e cumpre aos pais fazerem deles bons pais, bons maridos para o cumprimento da Palavra de Deus e Gloria do Senhor.

As mulheres que estão sofrendo disso em seus lares orem por suas sogras e maridos, pois este comportamento obsessivo com certeza não vem do Senhor e não tem nada a ver com honrar pai e mãe, mas sim posse, pois o ser humano dificilmente lida bem com poder e autoridade, alguns abusam.

Mas o Senhor é galardoador daqueles que o buscam, isso não está no plano de Deus, no momento que você se casa, você torna-se uma só carne com seu marido e com certeza a rainha do lar tem que ser você.

Lute pelo direito que Deus te deu, com as armas espirituais, pois o Senhor te dará a vitória.

Que o Espírito Santo de Deus fale melhor ao seu coração.

Graça e Paz

Adriana Fonte

bottom of page