top of page

JUSTIÇA
Gênesis 6.8

  

Vou falar um pouco sobre Noé e o diluvio para entendermos o que significa "Justiça Divina" e o que essa Justiça traz de bom: PAZ

Porque Elohîm ("Deus" em português - o primeiro dos nomes da divindade, é um substantivo plural na forma, mas singular no significado quando se refere ao verdadeiro Deus) utilizou uma catástrofe tão violenta como o diluvio para exercer julgamento?

Resposta: O pecado do homem . Deus mostrava a "gravidade do pecado". O diluvio foi a colheita da plantação que o homem fez. O homem plantou DESREGRAMENTO, ou seja, desordem, anarquia e devassidão no mundo que Ele criara, colheu o "Diluvio"!

O pecado era GENERALIZADO. Tudo o que o homem fazia era mau; todos os seus pensamentos eram pecaminosos; o homem estava transbordando de corrupção. 

Esse início de estudo parece familiar para você??

O homem havia perdido o prazer de fazer o bem. A degradação (rebaixamento) do homem era cada vez maior. A consciência já não o repreendia , o temor da Justiça Divina havia acabado.

Continua familiar , não é verdade?!?

Essa corrupção da natureza interior do homem é atribuída ao fato de que ele rompeu com as restrições morais e sociais. Fazendo isso, o homem deixou sua mente livre para agir, pensar, maquinar e projetar sem nenhuma restrição ou censura. Era como se estivessem todos embriagados.........

Restringir, censurar, MENTALMENTE é um ato Divino, pois nada mais é que contrariar o modo de pensar natural do homem decaído, e não obstante, procura não mentir, conciliando com o que diz a Palavra de Adonai (Deus - SENHOR), O Oleiro estava prestes a despedaçar a obra de suas mãos, porque o vaso estava defeituoso.

"Noé, porém, achou graça aos olhos de Adonai" (Gn 6:8)

Seria considerado alguns poucos dignos de escapar do terror.

"São estas as gerações de Noé. Era ele homem justo e integro em suas gerações, e andava com Adonai"Gn 6:9 (Adonai- Deus em português no sentido de SENHOR, ou seja, Noé tinha Deus como o dono de sua vida).

A torah não menciona imediatamente os nomes dos filhos de Noé, mas AS QUALIDADES DE NOÉ!!
Porque?
Resposta: A verdadeira descendência do homem não são seus filhos, mas sim as boas obras as quais fazem parte de seu próprio ser, seu homem interior. Adonai não é incoerente. Ele estava condenando ao juízo uma geração inteira e o motivo eram os maus desígnios do coração e dos pensamentos.

Ele encontrou Noé, homem justo, íntegro e que andava com Adonai; declarou imediatamente sua qualidades INTERIORES, como o único homem justo correto e íntegro daquela geração.

A justiça de Noé consistia em seguir COM Elohîm; e submeter-se à sua vontade , e às suas ordens. Como é difícil fazer isso não é verdade? Para me submeter à Sua vontade e seguir sua ordens, precisamos primeiro, nos dedicarmos ao Estudo sistemático da Sua Palavra. Isso..........poucos querem!!

A justiça na visão bíblica não é apenas você e eu nos ajustarmos aos padrões legais de nosso país, do Estado é também vivermos em conformidade com a constituição (Carta Magna). Isso para nós é um DEVER, e deixar de fazê-lo iremos produzir anarquia.

A verdadeira "Justiça" exige um comportamento que esteja em conformidade com um relacionamento entre o homem e Adonai. É essa "justiça que Deus encontrou em Noé! Essa justiça "de Deus"é a justiça que promove a PAZ!! 

Para não falar do resto do mundo, que está em guerra e com fome, vamos ver nosso Brasil: A guerra nos morros do Rio de Janeiro é fruto da falta de "Justiça". A Paz só virá, se Deus derramar nos corações de nossos governantes, JUSTIÇA. Justiça social também......., mas sobretudo JUSTIÇA DIVINA!! O homem precisa compreender que a Justiça de Deus é diferente. A justiça de Deus fala de Integridade!! Fala de igualdade!! Fala de oportunidades iguais!! A justiça de Deus é o próprio Deus!! 

O homem precisa "Conhecer" ter "Intimidade" com Deus para poder entender de JUSTiÇA!!...........quando digo "homem"estou falando de TODOS os Homens............principalmente os que se dizem CRENTES. É preciso CONHECER, e só se conhece a Deus estudando, ruminando, meditando a Sua Palavra!! 

Um mundo com Justiça é com certeza, um mundo de PAZ!!

"Noé , homem justo............" Seria agora usado por Adonai para salvar a humanidade da ruína completa. Se Noé não tivesse encontrado "Graça"diante de Deus , o gênero humano estaria condenado.

O próposito de Adonai não é o extermínio, mas a regeneração; e com Noé haveria de começar uma ordem de coisas melhores e superiores. Mas...............

A maravilha das Escrituras é justamente nos mostrar, atráves dessas histórias a VERDADE! Se pensarmos um pouquinho, não muito, veremos que a história se repete. Deus nos mostra que sem Ele, o homem é "naturalmente"perverso, incapaz de sobreviver a Sua justiça. O homem sem Deus está condenado!! 

Deus é Amor? 
Resposta: Sim............mas também é Justiça!

Marcus Vinicius

bottom of page