top of page

O NOSSO CHAMADO
Gênesis 12.1-3

 

Estamos em festa, Festa de Multiplicação! É tempo de celebrarmos os frutos que Deus nos deu neste último ano (2009/2010), dando a ele graças pelos resultados alcançados. Entretanto, também é tempo de olharmos para frente, tempo de buscarmos do Senhor uma visão para o próximo ano (2010/2011). Por isso, nas próximas duas semanas, faremos uma pausa na série “Os Milagres de Jesus” e ministraremos duas lições sobre o chamado de Deus para cada um de seus discípulos. Que o Espírito Santo, individualmente, nos chame e nos convença a responder “sim” a essa comissão!

Palavras como “chamado”, “missão” e “visão” são faladas com certa freqüência em nossa igreja. Através da liderança, Deus tem nos chamado a nos engajar em uma missão para a concretização de uma visão.

O SENHOR deseja que o seu Reino se espalhe pela face da terra através de pessoas salvas pela cruz de Cristo e rendidas a Ele. E nós, seus filhos, somos chamados por Ele para sermos agentes dessa expansão.

Sobre o nosso chamado é que tratará a lição de hoje. Que o SENHOR fale aos nossos corações!

 

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

A partir desse texto, podemos apontar quatro aspectos que fazem parte do chamado de Deus para Abrão (“disse o SENHOR a Abrão”, v.1), os quais podem ser aplicados em nossas vidas hoje. São eles:

 

Introdução

Desenvolvimento do ensino

1. O nosso chamado

1. Uma ordem que gerou uma missão

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei (v.1).

O SENHOR chamou Abrão e lhe deu uma ordem. Essa ordem se constituiu na missão que Abrão deveria realizar. Segundo C. Gene Wilkes, no livro O último degrau da liderança, “missão é o chamado de Deus para a sua vida. Você sabe qual a sua missão quando puder completar a frase: ‘Deus me chamou para __________’”. No caso de Abrão, sair do local onde habitava e ir para outro lugar que o SENHOR iria mostrar era o que deveria ser feito.

Dois pontos podem ser levantados quanto ao cumprimento dessa missão por parte de Abrão. O primeiro, é que isso resultaria em mudanças significativas em sua vida. Ele teria que sair da sua terra, da sua parentela e da casa de seu pai, ou seja, teria que deixar a sua zona de conforto, onde tudo lhe era familiar, agenda para planejar como influenciar as pessoas na direção de Cristo. Várias mudanças poderiam ser listadas.

O segundo ponto também se aplica aqui. No cumprimento de nossa missão, seremos orientados por Deus no que fazer. Em 1Coríntios 16.7-8, podemos perceber através das palavras de Paulo que ele guiava o seu ministério conforme as portas que o SENHOR lhe abria. Isso é confirmado no episódio de Atos 16.6-10, em que Paulo e seus companheiros, por duas vezes, foram impedidos de prosseguir para determinadas regiões, sendo orientados, através de um sonho, a irem para a Macedônia, para ali pregarem o evangelho, conforme um chamado de Deus. Assim acontecerá conosco, se decidirmos obedecer ao nosso chamado.

 

Ele nos orientará nos passos a serem dados.

1.      Como você tem agido frente à missão para a qual Deus tem nos chamado? Tem se mostrado passivo e resistente ou ativo e vibrante?

2.      Quais são as mudanças que estão acontecendo, ou que podem acontecer, em sua vida tendo em vista a obediência ao chamado de Deus para pregar o evangelho e fazer discípulos? Quais são as zonas de conforto que você tem sido desafiado, ou será desafiado, a deixar?

3.      Você tem buscado a orientação de Deus no cumprimento de sua missão? Como está a sua prática de ouvir a voz de Deus?

 

2. Uma promessa que gerou uma visão

De ti farei uma grande nação (...), em ti serão benditas todas as famílias da terra (v.2-3)

Após dizer qual era, naquele momento, a missão a ser realizada, o SENHOR pinta para Abrão um quadro do que aconteceria a partir da obediência dele àquele chamado e do conseqüente cumprimento da missão. Apontando para o futuro, Deus promete que a partir de Abrão uma grande nação seria constituída e que todas as famílias da terra seriam nele abençoadas. Conforme Wilkes, no livro já citado, “visão é a sua perspectiva pessoal sobre essa missão. Você pode declarar sua visão ao completar a frase: ‘Quando a missão for completada, ela terá o seguinte aspecto __________’”.

A visão é a linha de chegada da missão, ou seja, é o lugar para onde a missão levará aquele que está nela empenhado. Sendo assim, pode-se afirmar que a visão é a bússola que orienta a missão ao longo do seu processo de realização. Nesse sentido, certo tempo depois da ocasião apresentada pelo texto que estamos estudando, percebendo que Abrão estava se desviando da rota no cumprimento de sua missão, o SENHOR o chama para fora da sua tenda e, reafirmando a visão que lhe tinha dado, diz: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade” (Gênesis 15.5).

 

A visão que Abrão recebeu há milhares de anos ainda se constitui, nos dias de hoje, no sonho que o SENHOR deseja que alcancemos. Uma grande multidão de pessoas salvas e as famílias da terra abençoadas em Cristo é a realidade que Ele quer concretizar. Em Apocalipse, livro que nos revela o que acontecerá nos últimos dias, há um relato que confirma isso: “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação” (Apocalipse 7.9,10).

Falando de nossa igreja, Deus tem nos dado a visão de Belo Horizonte conquistada para Cristo. Para tanto, a estratégia a ser usada são células que se reúnem semanalmente em casas e que se multiplicam pelo menos uma vez por ano. Se fôssemos completar a frase citada logo acima, referente à visão, diríamos: “Quando a missão for completada, Belo Horizonte estará rendida aos pés de Cristo”. Isso estará cada vez mais perto, à medida que nos empenharmos no cumprimento da missão.

 

1.      Sua vida tem sido guiada pela visão de uma multidão de pessoas salvas e as famílias da terra abençoadas? Belo Horizonte conquistada para Cristo tem sido o seu sonho?

2.      Você tem se dedicado ao alcance dessa visão, trabalhando para a conversão de pessoas e para a multiplicação de sua célula? Sua célula tem estabelecido objetivos e metas nesse sentido?

 

3. Uma benção que gerou uma garantia de sucesso

... e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! (v.2).

Um terceiro aspecto do chamado de Deus para Abrão é uma garantia de sucesso. Após anunciar a missão e a visão, o SENHOR diz que abençoaria Abrão e lhe engrandeceria o nome, e libera sobre ele palavras de ordem nesse sentido: “Seja uma benção!”. Segundo o Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, benção é o poder espiritual que Deus concede a alguém para que alcance sucesso, prosperidade, fecundidade, multiplicação; em suma, portas abertas! Para o sucesso no cumprimento da missão e no alcance da visão, o SENHOR abençoou e abençoaria Abrão. Sem essa benção, entretanto, ele jamais seria eficaz, ou seja, realizaria a missão.

A benção gera uma garantia de sucesso, mas a benção não é algo garantido. Em Deuteronômio 28.1-2,15, está escrito: “Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos (...). Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão”. A benção tem uma condição; ela advém da obediência aos mandamentos e às orientações de Deus. Podemos ver isso também na história de Josué. Em Josué 1.7-8, o SENHOR lhe diz: “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”. Em Josué 11.15, vemos que Josué agiu conforme a palavra de Deus e que, por isso, foi bem-sucedido na conquista da terra prometida. Diz o texto: “Como ordenara o SENHOR a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez; nem uma só palavra deixou de cumprir de tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés”.

1.      Como você se sente ao saber que seu sucesso na missão é garantido pela benção de Deus?

2.      O sucesso na missão é garantido pela benção de Deus, mas a benção de Deus não é algo garantido. Você tem vivido em obediência a Deus de modo a receber a sua benção? Você tem seguido as orientações do SENHOR no cumprimento de sua missão?

 

4. Uma promessa que gerou segurança

Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem (v.3).

Encerrando os aspectos que fazem parte do chamado de Deus para Abrão está uma promessa que gerou segurança. Ao dizer a Abrão o que está no versículo logo acima citado, o SENHOR estava dizendo a Abrão que, no cumprimento de sua missão, Ele o protegeria do mal e do homem mal. Algo semelhante, também nesse ponto, aconteceu com Josué. Assim lhe disse o SENHOR: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.

(...) Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js 1.5,9).

Anexada à missão, há uma promessa de que o SENHOR estará conosco em cada passo que dermos. No final da grande comissão, Jesus disse que estaria com os seus discípulos todos os dias, até a consumação dos tempos (Mateus 28.20). Por isso, não precisamos temer o desconhecido, as surpresas, os homens, ou o que quer que seja. Ele não apenas está ao nosso lado, mas irá à frente, abrindo caminho para passarmos e realizarmos a missão. É interessante notar que na conquista de vidas para o Reino de Deus, Ele mesmo opera todas as coisas. Nós somos cooperadores dEle nessa obra (cf. 1Coríntios 3.5-10; 2Coríntios 6.1). Foi essa a experiência de Josué. O SENHOR foi à frente dEle, preparando tudo para que

a conquista de Canaã fosse realizada. O exército de Israel apenas concluiu algo que o SENHOR já havia realizado.

1.      Como você se sente ao saber que Deus estará com você na sua realização da missão?

2.      Você realmente acha que há motivos para ter medo, sendo que Ele prometeu que irá com você no cumprimento da missão?

 

Conclusão

Após esse estudo, podemos chegar a duas conclusões:

1.      O SENHOR realmente tem um chamado para nós, o qual inclui uma missão e uma visão, e deseja que nos envolvamos com Ele nisso;

2.      Ele mesmo e a sua mão abençoadora estarão conosco na trajetória da missão, protegendo, orientando e abençoando.

 

Desafio

Gostaríamos de desafiar cada célula da IBC a fazer um projeto de multiplicação para o próximo ano. Nesse projeto, a partir do que foi ministrado hoje, deverá estar a declaração de missão da célula, sua declaração de visão, e objetivos e metas para os próximos meses. Em outras palavras, sonhe com o crescimento e multiplicação da célula e coloque isso no papel de forma organizada. Como líder, não faça isso sozinho, mas, sim, em conjunto e divulgue o projeto constantemente para toda a célula. Essa atitude irá estimular as pessoas a se envolverem no projeto e na conseqüente conquista de vidas para o Reino de Deus, além de trazer saúde para a célula. Quem sabe não poderia ser colocada como meta a multiplicação da célula no segundo semestre deste ano? Ou algo mais ousado como multiplicar no segundo semestre deste ano e também no primeiro do ano que vem? Sonhe e busque de Deus a orientação.

A transformação de vidas é o que celebraremos na Festa de Multiplicação  

 

IBC-BH

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page