top of page

FORMADO PARA FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS

1 João 3.1

 

“Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos (…)”.

 

Introdução

Quantos se alegram com esta Palavra de Deus? …então ponha a Bíblia sobre o seu colo e dê um grande aplauso à Palavra de Deus! Glorifique o Senhor! Exalte o Senhor com a sua boca. Dê glória a Deus!

Oração

Oh! Senhor nosso Deus, nós aqui na igreja amamos a Sua Palavra. O Senhor fala e tudo acontece conforme a Sua determinação. Por isso, Senhor, receba o louvor da igreja, receba o louvor do Seu povo... e eu te peço, Senhor, enquanto a Tua Palavra for pregada nesta noite, faz a Sua bênção descer sobre nós... faz cada pessoa que entrou aqui, Senhor, faz com que cada uma seja cheia do Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém.

Idéia Central

Você sabe que nós aqui, somos uma igreja em células. Temos 30 células e mais às das crianças. Se há, em média, dez pessoas em cada célula, então temos 300 pessoas vivendo nessas células.

Se você ainda não participa de uma, você então está sozinho. Não é bom ficar sozinho. Você precisa estar junto de algumas pessoas... eu gosto de lembrar do pastor Roberto Lay, do Ministério Igrejas em Células. Ele costuma dizer assim no treinamento de pastores: “Ovelha que anda sozinha vira petisco de lobo”.

Então, para se proteger, é bom andar junto de alguém... e Deus, meus irmãos, é muito sábio. Claro, tudo de Deus é muito perfeito. E eu quero dizer que quando Deus criou você, isto é, quando Deus decretou o seu nascimento, a sua formação, Ele pensou numa família para você.

Deus deu para você uma família física, mas se você não sabe, tem uma outra família também, muito maior que aquela e que é universal: você foi formado para ser parte da família de Deus.

E agora, nós estamos numa etapa de vida da célula que é para aprofundarmos os relacionamentos.

Então, entenda isto: 2

 

VOCÊ FOI FORMADO PARA SER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS

Deus quer uma família, e criou você para ser parte dela. Esse é o plano de Deus para a sua vida, antes até que você nascesse.

Toda a Bíblia é a história de Deus formando uma família que irá amá-lo, honrá-lo e reinar com Ele para sempre. A Bíblia diz em Ef 1.5: 3 “Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.”

Deus é amor, por isso Ele dá um imenso valor aos relacionamentos. A própria natureza de Deus é definida em termos de relacionamentos, em termos familiares: Pai, Filho, Espírito San­to. A Trindade é um relacionamento de Deus consigo mesmo, é uma relação harmoniosa.

Deus sempre existiu e sempre teve um relacionamento amoroso consigo mesmo. Ele não precisava de uma família, mas desejou ter uma... então, o que Deus fez? Ele elaborou um plano para nos cri­ar, nos colocar dentro da Sua família e dividir conosco tudo o que Ele possui.

A Bíblia ensina que isso dá a Deus um grande prazer. Está escrito em Tg 1.18: 4 “Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as suas criaturas”.

Vou falar algo que é básico, mas talvez alguém não saiba: Quando colocamos nossa fé em Jesus, Deus se torna nosso Pai, nós nos tornamos seus filhos e os outros crentes se tornam nossos irmãos e irmãs; e a igreja se torna nossa família espiritual.

A família de Deus inclui todos os crentes, quer sejam desta ou de outra congregação, quer estejam no Brasil ou em outras partes do mundo, quer sejam crentes que viveram no passado, ou que estão vivendo hoje ou os que ainda viverão no futuro.. a família de Deus é numerosa e inclui todos os crentes, de todos os lugares e de todos os tempos.

Cada ser humano foi criadopor Deus, mas nem todos são filhosde Deus.

A única forma de entrar na família de Deus é nascendo nova­mente dentro dela... como você se tornou membro da família de seus pais? ...foi nascendo dentro dela... esse foi o seu primeiro nascimento.

Eu sou da família Silveira, porque nasci nessa família.

Mas para se tornar membro da família de Deus, é a mesma coisa: tem que haver um segundo nascimento. A Bíblia diz em Jo 3.6-7: 5 “Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado [Jesus explicou] porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo”.

O convite para sermos parte da família de Deus é universal, Jesus veio para salvar a todos, mas há uma condição: a fé em Jesus. A Bíblia diz: 6 “Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus”.

Você já tem confiado em Jesus para a sua salvação? ... a Bíblia fala que7 “...alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1.12).

Essa é a nossa segunda família, mas por ser espiritual é ainda mais importante que noissa família física, porque a que é espiritual vai durar para sempre.

Nossa família aqui na terra é uma maravilhosa bênção de Deus, mas é temporária e frágil; freqüentemente uma família é desfeita. Há pessoas que não tem família mais, ou porque foi desfeita pelo divórcio, pela distância, pela velhice ou até pela morte.

Mas, o nosso relacionamento com os outros crentes, a nossa família espiritual, essa irá continuar pela eternidade, ela não terá fim.

É uma união muito forte, é um vínculo mais forte do que parentesco de sangue. Quando o apóstolo Paulo parava para pensar nesse pro­pósito de Deus para todos nós, ele terminava em louvores. Paulo declarou (Ef 3.14): 8 “Por esse motivo, eu me ajoelho diante do Pai, de quem todas as famílias no céu e na terra recebem o seu verdadeiro nome”.

Não fique sozinho... você foi feito para ser parte da família de Deus!

 

...agora, compreenda uma segunda coisa: 9

OS BENEFÍCIOS DE FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS

No momento em que uma pessoa nasce espiritualmente na família de Deus, ela recebe alguns presentes extraordinários: o nome da família, a apa­rência da família, os privilégios da família, o acesso à intimidade da família e a herança da família!

O apóstolo João escreveu: “Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos”.

E a Bíblia diz isto, (Gl 4.7): 10 “E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos”.  Deus dará aos que são Seus filhos tudo o que Ele tem. Isso que é herança!

O Novo Testamento dá muita ênfase à essa valiosa “herança”.

Por exemplo, em Fp 4.1911, o apóstolo Paulo escreveu: “o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam”.

Ah! como filhos de Deus nós temos parte na fortuna da família. Já aqui mesmo, nesta vida , neste mundo, a Bíblia diz que temos da parte de Deus, muitas riquezas da sua graça, bondade, paciência, glória, sabedoria, poder e misericórdia.Mas na eter­nidade nós vamos herdar ainda mais.

Paulo disse12: “Peço que Deus abra a mente de vocês ...para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo (Ef 1.18)”.

O que exatamente será essa herança?

Primeiro, seremos levados para estar com Deus para sempre. Segundo, seremos com­pletamente transformados para sermos como Jesus é. Terceiro, seremos livres de toda dor, sofrimento e morte que experimentamos nessa vida. Quarto, seremos recompensados e reassumiremos posições de trabalho. Quinto, sere­mos levados para participar da glória de Jesus.

Que herança! Meu irmão, minha irmã, você é muito mais rico do que pensa!

A Bíblia diz (1 Pe 1.4) 13: “...esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Ele as guarda no céu, onde elas não perdem o valor e não podem se estragar, nem ser destruídas”. Aleluia!

Isso significa que a sua herança eterna, como filho de Deus, ela é inestimável, pura, perpétua e protegida. Ninguém pode tirá-la de você, ninguém pode destruí-la e nada pode estragá-la.

Sabe, é por esta herança eterna que você deveria estar ansioso e se esforçando.

Há quem esteja se esforçando pra aposentar, pra se formar na faculdade, pra se casar no próximo ano, mas a Bíblia diz assim: 14 “O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas. 24Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo”.

Aposentadoria, formatura, casamento... é uma meta pequena – você deve viver com os olhos voltados para aquilo que é eterno.

 

...e uma terceira coisa a ser compreendida: 15

IDENTIFIQUE-SE COM A FAMÍLIA DE DEUS

Famílias saudáveis têm orgulho de si mesmas... os seus membros não se envergonham de serem reconhecidos como parte da família.

Eu sou Silveira, não me envergonho de me identificar com esse sobrenome. Mas, lamentavelmente, alguns crentes, ao contrário do que Jesus ordenou, jamais se identificaram publicamente com suas famílias espirituais, ou seja: não foram batizados.

O batismo significa nossa inclusão na família de Deus e anuncia publica­mente ao mundo que não temos vergonha de sermos reconhecidos como parte da família de Deus.

Você já foi batizado? Você já se identificou com a família de Deus?

Porque Jesus ordenou que esse belo ato fosse realizado por toda a família. Jesus disse16: “vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19).

Veja que Jesus deu ao batismo a mesma importância de ir e fazer discípulos. Por que o batismo é tão importante? ...é que ele simboliza, ele marca, a nossa entrada na família de Deus.

O batismo é carregado de significado. Ele simboliza a morte da pessoa para a antiga vida e anuncia sua nova vida em Cristo; além também de ser uma comemoração de sua entrada na família de Deus.

O batismo não faz ninguém se tornar um membro da família de Deus; somente a fé em Jesus faz isso.

Mas o batismo demonstra que você já é parte da família de Deus. É como a aliança de casamento: ela é um sinal visível de um compromisso íntimo feito no coração.

Se você ainda não foi batiza­do como expressão de sua fé em Jesus, então, seja o mais rápido possível. Demonstre que você faz parte da família de Deus (para saber mais sobre o batismo, converse com algum líder de célula).

 

Conclusão

Irmãos, a Palavra de Deus em Hb 2.11 diz17: “Jesus purifica as pessoas dos seus pecados; e todos, tanto ele como os que são purificados, têm o mesmo Pai. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos”.

Vamos deixar essa verdade maravilhosa penetrar em nós: Você é parte da família de Deus, e, por Jesus ter purificado você dos seus pecados, hoje Deus tem orgulho de você!

O evangelho de Mateus (12.50), lemos de Jesus ter falado18: “Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Ser incluído na família de Deus é a maior honra19 e o maior privilégio que alguém pode receber. Não há nada que se compare a isso.

Então, sempre que você se sentir insignificante, desprezado ou inseguro, lembre-se dAquele a quem você pertence. Você filho de Deus!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page