top of page

ESCADA PARA O CÉU

Gênesis 28.12

 

“Jacó saiu de Berseba a fim de ir para Harã. De tardinha ele chegou a um lugar sagrado e passou a noite ali. Pegou uma pedra daquele lugar para servir como travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. Então Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela”.

 

Olha que texto mais interessante: Jacó faz de uma pedra, travesseiro. Deita pra dormir e sonha com uma escada para o céu.

Eu convido você a meditar sobre isso: uma escada para o céu.

Jacó é um personagem bíblico que viveu 1600 anos antes de Jesus. É muito antigo ele... e Jacó teve esse sonho: sonhou com uma escada que ia da terra até o céu e por ela, os anjos de Deus subiam e desciam.

Foi um sonho muito lindo. Tem sonho que a gente sonha, que, misericórdia, não é bom lembrar e muito menos contar pros outros... mas esse sonho foi bonito, foi maravilhoso.

E aconteceu num momento em que Jacó estava passando por um período muito difícil na vida dele.

O texto fala no v.10, que Jacó estava saindo de Berseba para Harã. Era a primeira vez que Jacó estava deixando a terra onde havia nascido, a casa dos pais, os familiares...

Então, Jacó estava atravessando uma hora muito difícil, muito dura em sua vida. Até porque, ele estava saindo de casa, fugido!

É, a vida de Jacó não foi muito fácil... ele enganou o próprio pai pra roubar a benção do irmão e isso deu numa confusão muito grande. Então, numa tentativa de consertar as coisas, Jacó acabou piorando tudo... o irmão o jurou de morte.... e, agora, pra fugir, Jacó estava indo para Arã.

É verdade que ele queria também encontrar uma esposa (lemos no início do capítulo), mas essa era só a metade da verdade. A outra metade é que ele estava fugindo de casa por causa de tudo aquilo que havia acontecido.

Sabe, Jacó estava no fundo do poço... ele estava sem chão e sem teto também... jurado de morte... e naquela hora da noite, já longe de casa, ao dormir, Deus fala com Jacó através de um sonho. E a Bíblia conta que neste sonho, ele olhou e tinha uma escada colocada sobre a terra, que dava no céu.

Está aqui no v.12: tinha uma escada apoiada sobre a terra. Quem fez isso? A escada estava posta, estava apoiada... se estava apoiada, colocada lá, alguém tinha colocado. Quem colocou? Foi Deus.

Então este é um sonho que fala do cuidado de Deus, que fala do amor de um Deus que toma a iniciativa. De um Deus que vem ao nosso encontro nas horas mais difíceis e complicadas da nossa vida.

Este é um sonho que fala de Deus e que fala de nós e que nos apresenta verdades válidas para a vida de qualquer um hoje! Vamos ver quais são estas verdades?

A primeira verdade é a seguinte: Deus colocou uma escada pr’o céu e você precisa dela. Essa escada é necessária.

Por que digo isso? Porque Jacó precisava de Deus na vida dele... afinal, aquele momento estava sendo difícil para Jacó... eu diria, até, que o desconforto de Jacó estava sendo muito grande.

A Bíblia diz que ele saiu de Berseba onde a sua família morava, onde ele havia crescido, e foi para Arã, uma terra que ele não conhecia... e chegou num lugar onde precisou passar a noite, porque o sol já tinha baixado.

Aí, lemos aqui, que Jacó pegou uma pedra que achou em algum lugar, pôs debaixo da cabeça e deitou pra dormir. Que situação!

De vez em quando a gente precisa dormir numa cama que não é a nossa. Você viaja, fica hospedado em hotel ou fica em casa de parentes... você estranha a cama? A primeira noite é complicada, a gente sente!

Não faz muito tempo, eu viajei para um congresso e um casal muito querido me hospedou... tudo era muito maravilhoso, até o quarto, equipado com ótimas coisas... mas a cama... o corpo afundava no colchão.

Agora, imagina você dormir, tendo como travesseiro uma pedra. Como é que a pessoa acorda no dia seguinte? Humm, não é bom nem pensar. Que situação aquela de Jacó.

Mas deixa eu te dar uma informação à mais sobre Jacó, preste atenção: ele era filho de um pai rico, de um homem próspero. Seu Isaque tinha herdado do pai Abraão muitos bens.

Então, Jacó estava acostumado com o conforto, com o bom e do melhor. Desde pequenininho Jacó dormia, era em travesseiro de penas de ganso. Até hoje esses travesseiros são caríssimos!

E quem sabe, tinha lá aquela emprega, aquela serva, que antes dele ir dormir, ia lá afofar o travesseiro e perguntava: “Seu Jacó, tá bom assim? Tá do seu agrado?” É, travesseiro de penas de ganso...

O colchão de Jacó certamente era um espetáculo. O cobertor era dos melhores. A cama nem se fala... ora, Jacozinho era filho de Isaque!

Sim, Jacó estava acostumado com o conforto, mas agora, o colchão é o chão duro, o cobertor era o sereno da noite, e o travesseiro, uma pedra. Que dificuldade heim?!

Jacó deve ter custado pra dormir naquela noite...

Mas o desconforto de Jacó não era só essas questões de travesseiro, cama e cobertor. O maior desconforto que atrapalhava Jacó de pegar no sono, naquela noite, era o desconforto da alma.

Pode ter certeza, pelo menos quatro coisas faziam com que a alma de Jacó se deitasse sobre um travesseiro de pedra naquela noite.

Primeira: o medo. Imagina como Jacó devia estar com medo, porque ele estava sozinho ali no deserto... e deserto não é pra turismo... hoje se passeia no deserto, tem aí o Paris Dakar...

Mas deserto como aquele em que Jacó estava, lá haviam os escorpiões, as serpentes, os chacais, os assaltantes... e Jacó devia estar ouvindo os uivos de um lobo... o barulho de um animal se movendo sobre a areia... que medo ele devia estar sentindo!

Tem muita gente que hoje convive com este sentimento, com esta sensação, o medo.

Às vezes você não consegue dormir ou quando, acorda de manhã, você já acorda com o coração batendo depressa... com um frio na barriga, sem coragem de levantar da cama, mas não é preguiça, não! É medo...

Medo do que vai ter que enfrentar naquele dia... medo da situação que vai encontrar dentro de casa... medo da situação que vai encontrar no trabalho, na escola, na faculdade... e esse sentimento, essa incerteza, essa insegurança, rouba o seu sono... a sua paz... o seu conforto.

Jacó certamente sentiu medo naquela noite. E há pessoas aqui que tem convivido com o medo.

Outra coisa que, certamente, estava causando desconforto à alma de Jacó era a solidão.

Porque, era a primeira vez que Jacó se via sozinho! Nem na barriga da mãe dele, Jacó esteve sozinho, porque ele era gêmeo...  e depois, ele cresceu tendo os pais por perto.

Mas agora, Jacó olhava em volta e não tinha ninguém com ele... que coisa terrível é a solidão.

A gente pode se sentir sozinho no deserto, mas a gente também pode se sentir sozinho dentro de casa e até dentro da igreja.

E a sensação nunca é boa... a solidão chega quando a casa fica vazia, os filhos cresceram, casaram, foram estudar fora... é a menina que terminou o namoro e fica com aquela dor de cotovelo... solidão.  

Solidão... porque o marido pediu o divorcio... ou a mulher foi embora... Solidão, porque parece que ninguém entende você, seus pais não entendem, seus irmãos não entendem, seus amigos não entendem... e você se sente como um peixe fora da água e ninguém se importa, ninguém leva em consideração.

Amado, esse é o tipo de coisa que rouba o sono, tira o sossego da alma... Jacó se sentiu solitário e talvez aja pessoas aqui, hoje a noite, que sabem exatamente como Jacó se sentiu.

Um terceiro desconforto que Jacó, com certeza, experimentou aquela noite e fez com que ele demorasse a dormir, foi o desconforto da preocupação. “Que será que vai acontecer? O que vai ser de mim... do meu futuro?” Pensou Jacó.

Porque, se ponha no lugar dele: Jacó não sabia o que esperar... ele não conhecia a terra para onde estava indo... “o que será que vai acontecer?” Preocupação.

Tem tanta gente preocupada com o futuro, com o que pode acontecer! ...está desempregado, não sabe o que vai acontecer até o fim do mês... está lutando contra uma doença e não sabe qual vai ser o resultado do próximo exame... preocupação com o filho que chega tarde em casa...

Preocupação... isso rouba o sono, tira a paz... isso é travesseiro de pedra, irmão!

Você pode ter um travesseiro fofinho debaixo da sua cabeça, mas não consegue dormir de preocupação.

E mais uma coisa que desconfortava Jacó, era o sentimento de culpa.

Porque, lembra, ele estava fugindo de casa porque tinha roubado a benção do seu irmão, depois de enganar o pai.

Jacó se sentia culpado. E alguém já disse que preocupação é o medo do futuro, mas culpa é o medo do passado. Verdade! Preocupação é o medo do futuro, culpa é o medo do passado.

Há tanta gente com medo do passado... gente que não se alegra do que fez, que se envergonha dos próprios atos, dos comportamentos... pessoas que carregam consigo, pela vida, um peso de culpa, de condenação, de castigo.

Na Grécia antiga havia um costume muito duro em algumas cidades gregas. Quando um homem cometia assassinato, a pena era a seguinte: o corpo da vítima era amarrado nas costas do criminoso, que era obrigado a andar, carregando o corpo morto da vitima. Então, esse corpo ia apodrecendo nas costas. Você consegue imaginar isso?

O sujeito ia dormir e acordava com aquele cadáver preso... levantava e tinha que andar com aquele cadáver preso, que ia apodrecendo... aí, vinha o mal cheiro, os urubus, as moscas... a pele soltava, os ossos iam aparecendo... e a pessoa era condenada a ir onde fosse, carregando aquele corpo nas suas costas.

Irmão, tem tanta gente carregando defunto nas costas! Tanta gente... tanta gente  carregando um erro que cometeu no passado!

Às vezes, um pecado de muitos anos atrás, mas que o diabo não deixa de acusar dia e noite, e dizer: “você não vale nada, você não tem perdão, você vai pro inferno, não há esperança pra você”.

Gente que carrega o passado nas costas como se fosse um defunto... são coisas assim que tiram o sono, que roubam a paz, que fazem de pedra um travesseiro... tirando da própria vida toda a graça, todo o conforto.

Qual é a sua situação? O que tem roubado o seu sono? O que tem tirado a sua paz? O que tem tornado a sua vida desconfortável?

É a culpa, é a preocupação, é o medo, é a solidão? Qual é o seu problema?

Amado, Deus tem colocado uma escada para o céu e você precisa dela. Precisa, porque a sua situação é difícil. É só Deus na causa!

Agora, o que aprendemos com esse sonho que Jacó teve? Ah! nós aprendemos que Deus tem colocado na terra, uma escada para o céu, na Pessoa de Jesus Cristo.

Porque algo interessante a respeito desse sonho, é que não era só um sonho, era também uma profecia!

Se você ler no Novo Testamento, o evangelho de João (1.51), você vai ler sobre Jesus, e Jesus vai dizer essas palavras, olha aí: “vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Que coisa impressionante! O sonho de Jacó era também uma profecia e Jesus é o cumprimento daquele sonho de Jacó. Jesus é essa escada.

Jacó sonhou com uma escada apoiada sobre a terra e que ia até o céu e por ela os anjos subiam e desciam... e Jesus, 1600 anos depois, veio ao mundo, nasceu de uma virgem, cresceu, se tornou um pregador, um operador de milagres e Ele disse: “Eu sou essa escada. Eu sou o meio de chegar até Deus; eu sou o caminho, a verdade e avida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Olha que coisa maravilhosa! Que profecia mais linda! Deus tem colocado uma escada para o céu e essa escada é Jesus... só através de Jesus nós podemos chegar a Deus... só através de Jesus, nós podemos ir para o céu.

No livro de Gênesis, onde abrimos pra ler sobre Jacó, também tem uma interessante história sobre uma torre, a Torre de Babel, como ficou conhecida.

E a história dessa torre é a história de um grupo de pessoas que falou: “vamos fazer uma torre tão alta que vai chegar no céu”. E deu tudo errado: as línguas foram confundidas, a obra foi abandonada, e os homens se espalharam pelo mundo... a torre não funcionou. Não deu certo.

A Torre de Babel nos ensina o seguinte: que, da parte do homem, toda a tentativa de chegar até Deus, fracassa... assim como fracassaram aqueles que construíram a Torre de Babel.

Porque, irmão, o caminho pra Deus não é de baixo pra cima, é de cima pra baixo... não é torre, é escada... não é colocada pelo homem, é colocada por Deus.

E amado, Deus já pôs uma escada para o céu e essa escada é para você, é por amor a você. Jesus é essa escada pela qual os anjos sobrem e descem, levando as orações e trazendo as bênçãos de Deus para a nossa vida!

Então você precisa de Jesus. Todos precisamos de Jesus, porque Jesus é a nossa escada para o céu. Só podemos ir a Deus através de Jesus... só podemos ir ao céu, através de Jesus. Não é por torres que o homem constrói... é pela escada que Deus colocou... é por Jesus, é por Jesus. Amem?

Então isso nos leva a uma terceira e ultima verdade nessa história: Deus nos tem dado uma escada para o céu, então, se apresse em subir por ela.

Meu irmão, Deus tomou a iniciativa, agora é com você. O próximo lance é o seu. Agora Deus aguarda a sua resposta... foi isso que aconteceu com Jacó.

Jacó teve aquele sonho lindo, maravilhoso, foi uma profecia... mas, olha o que Deus está dizendo pra você esta noite, v.15: “Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for (...) Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi”. Aleluia!

É só coisa boa, porque Deus só quer o seu bem... Deus sabe da sua culpa, sabe do seus medos, das suas preocupações... Deus sabe da sua solidão e diz: “olha, eu tenho uma escada pra você, uma escada pra você sair do poço... uma escada pra você mudar de vida, uma escada que vai até o céu e que traz o céu a terra e essa escada é Jesus Cristo”.

Deus já fez isso. Deus já colocou essa escada. Jesus já veio, morreu e ressuscitou e está aqui hoje. Aleluia. Louvado seja o Senhor!

Mas agora você precisa colocar os pés nos degraus... você precisa tomar uma atitude de fé. O próximo lance é o seu.

Jacó entendeu isso, porque quando acordou do seu sono, quando despertou do sonho, Jacó disse, v.16: “Deus está nesse lugar e eu não sabia”.

Então a Bíblia conta que Jacó se levantou de manhã cedo e tomou uma decisão, uma atitude.

Veja que, uma coisa muito bonita que Jacó fez, foi pegar aquela pedra que ele tinha usado por travesseiro e ele transformou aquela pedra num marco histórico da vida dele.

É como se ele dissesse: “Pedra, na minha crise, você serviu de travesseiro, mas agora eu te transformo num monumento, numa coluna, porque nesse lugar Deus mudou a minha vida”.

Essa atitude de Jacó, ensina pra gente, que às vezes Deus usa aquilo que nos traz desconforto, pra ser o melhor momento da nossa vida.

Aquilo que tinha sido uma pedra, um travesseiro duro, agora se transforma num monumento... então, você vai lembrar lá na frente que aquele momento tão difícil da sua vida, foi o momento que Deus usou para mudar a sua história... o que foi um travesseiro de pedra, agora é marca, é coluna, é memorial do seu encontro com Deus, que resultou em benção pra sua vida.

Amado, eu creio que na sua dificuldade, no seu desconforto, na sua solidão, no seu medo, na sua hora difícil, eu creio, aquilo, que foi travesseiro de pedra vai ser transformado num memorial, numa coluna, num ponto de referencia, pra você sempre se lembrar: foi aqui, naquele momento duro e difícil da minha vida que eu conheci Deus e as coisas mudaram pra mim.

Mas pra isso, você precisa tomar atitude... Jacó fez isso: ele não deixou pra lá, ele não largou o sonho de lado.

Jacó disse: “Deus, eu assumo um compromisso com o Senhor”. No v.22 ele falou até em entregar o dízimo. Ele estava firmando um compromisso com Deus.

Deus espera de você a mesma coisa. O que Deus quer nesta noite é que você confie nEle... que você entregue pra Ele aquilo que te preocupa... que você entregue as suas culpas para que Ele perdoe. A Bíblia diz que Deus lança os nossos pecados nas profundezas do mar.

O que Deus espera nessa noite é que você entregue a Ele as suas preocupações... aí você vai voltar a dormir, porque o problema não é mais seu... agora está na mãos de Deus.

O que Deus quer de você nesta noite é que você coloque pra Ele a sua solidão e que você entenda que Deus é conosco, que quem tem Jesus, não está sozinho.

O que Deus quer é que você entregue a Ele, não só os seus problemas e os seus sonhos, mas que você entregue a sua vida pra Ele dirigir.

Eu soube da propaganda de um cartão de crédito e o pessoal caprichou na propaganda do cartão, porque dizia: “olha, nosso cartão de crédito tem isso, tem aquilo, e te possibilita isso e mais isso e coisa e tal”. Então, diz que é pra ligar pro 0800 e terminava com a seguinte frase: “São só dez minutos pra mudar a sua vida”. Você liga pro 0800, alguém vai te atender e te enviar um cartão de crédito que vai mudar a sua vida. São dez minutos pra mudar a sua vida.

Mas, preste atenção: você acha mesmo que um cartão de crédito vai mudar a sua vida?

 

MINISTRAÇÃO

Deixa eu dizer uma coisa pra você: Jesus pode mudar a sua vida e Ele não precisa de dez minutos pra fazer isso, é num piscar de olho quando você aceita, quando você se entrega pra Ele.

E Jesus está aqui e quer fazer isso... Deus já colocou uma escada para o céu. Ele colocou porque a gente precisa e o nome dessa escada é Jesus... tudo o que a gente tem que fazer é subir por ela.

Não basta saber que essa escada existe... não adianta ficar olhando pra ela... tem que dar um passo de fé e se entregar... entregar a vida, o coração, entregar tudo. Jesus é a escada para o céu, Ele é a providencia de Deus para fazer de você um abençoado, uma abençoada.

Então, o que você precisa, nesta noite, é confiar e dizer: “Jesus, eu estou precisando do Senhor. Eu estou num momento difícil da minha vida... mas eu quero me entregar ao senhor”.

 

Pr Walter Pacheco - Base: áudio de Marcelo Aguiar

© 2020 by Pastor Walter Pacheco created with Wix.com

bottom of page